Adicione aos Favoritos
Clique para Pesquisar
    
 
"Toda a Verdade passa por três fases.
Primeiro, é ridicularizada.
Segundo, é violentamente atacada.
Terceiro, é aceite como evidente"
Schopenhauer

VISITAS
1616847
Desde 13/06/06

Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita!
PDF Imprimir e-mail

Traduzido do alemão. Origem “AFP”

Fundação Caótica da UE: Em 1957, os fundadores da UE assinaram um Tratado em branco, em Roma. A empregada de limpeza deitou o texto no lixo!

Epoch Times, 23 de Março 2017 – Criação da UE: Só houve tempo para imprimir a primeira e a última página dos dois grandes pacotes. Entre estas duas páginas apenas havia folhas em branco, segundo afirmou Albert Breuer que foi co-organizador da cerimonia de assinatura do “desastre”.

Há 60 anos, a assinatura do Tratado de Roma pelos seis membros fundadores da actual UE teve uma desaire grave. Nomeadamente, os representantes da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda assinaram tratados vazios para a criação da Comunidade Económica Europeia (CEE), a Comunidade Europeia de Energia Atómica (EURATOM) e para a criação dos seus órgãos comuns, em 25 de Março de 1957.

«Mais tarde descobrimos que o documento efectivo do Tratado de Roma tinha, realmente, paginas em branco», declarou o jornalista britânico David Willey que, na altura, falou sobre a cerimónia de assinatura numa entrevista à AFPTV.

O alegado motivo terá sido «a sua demasiado rápida elaboração e dos italianos não estarem bem organizados. Portanto, o documento real teve de ser inserido depois».

Só a primeira e a última página estavam disponíveis. O resto era tudo papel em branco.

Albert Breuer, que co-organizou a cerimónia de assinatura, relatou o desastre num site da UE, em 2007. «Só houve tempo para imprimir a primeira e a última página dos dois grandes pacotes. Entre estas duas páginas apenas havia folhas em branco».

Breuer enumera uma série de motivos devido aos quais já não houve tempo para imprimir os documentos. Em primeiro lugar, as autoridades suíças terão retido uma carruagem do comboio que devia trazer toda a documentação de Bruxelas para Roma.

Até ao último minuto houve pedidos de alterações das negociações, ainda em curso, em Bruxelas, que tinham de ser inseridas por Breuer e outros especialistas, em Roma.

«O chão estava coberto de papel e de matrizes de impressão riscadas a negro», disse Breuer, ao descrever a historia da criação caótica dos contratos.

Image

A criação da UE começou com um desaire. Em 25 de Março de 1957, os representantes da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda assinaram tratados vazios. As empregadas de limpeza tinham atirado tudo para o lixo.

«À noite, quando as empregadas de limpeza entraram na sala e viram o chão coberto de papeis cheios de tinta preta, deitaram tudo fora! Não houve hipóteses de salvar nada, todo o trabalho estava no lixo!»

Era preciso pedir um texto substituto a Bruxelas, rapidamente. Breuer e os seus colegas italianos contrataram estudantes italianos para reunirem os documentos, mas estes entraram logo em greve exigindo um aumento salarial.

«O resultado deste desaire logístico foi o texto final não estar disponível no dia da assinatura, e dos Ministros e chefes de delegação terem tido de assinar sobre um monte de paginas em branco», lembrou Breuer. «Excluindo um pequeno grupo de pessoas, ninguém suspeitou de nada».


Lido: 490

  Seja o primeiro a comentar este artigo

Escreva um comentário
  • Por favor, faça um comentário relacionado apenas com o artigo.
  • Os comentários serão validados pelo administrador antes de aparecerem no site.
  • Evite erros ortográficos e/ou gramaticais.
  • Ataques verbais e/ou pessoais não serão publicados.
  • Não utilize os comentários para fazer qualquer publicidade.
  • Se preferir, não necessita de indicar o seu e-mail.
  • Caso tenha indicado um código de validação errado, faça *Refresh* para obter um novo.
Nome:
E-mail:
Página Pessoal:
Título:
Comentário:

Código:* Code
Pretendo ser contactado por e-mail caso haja futuros comentários

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved